domingo, 2 de dezembro de 2012

Just Friends


Esqueça o que foi escrito anteriormente. A verdade é que o fim muito triste. Sentimos frio, solidão... As pessoas não ligam para o acontecido, como o outro ficará (na verdade, não há motivos para se importar), como as coisas serão daqui pra frente...


É algo complexo o fim de um relacionamento. Uma vez que o amor acabou (ou pelo menos precisou de um tempo), a ideia do "Just Friends" ("When will we get the time to be just friends..." -Amy, sua linda!) parece sedutora, distante e perigosa ao mesmo tempo. Nenhum dos lados está pronto para "recomeçar", para ser "amigo", porque ainda por um tempo a brasa permanecerá acesa e as pessoas esquecerão o que houve... E tentarão novamente... Mas ai lembram dos motivos que culminaram no rompimento. E veem porque não deu certo da primeira vez (que fique bem claro: isso não se aplica a todos os casos). Por isso, alguns casais se separam como verdadeiros inimigos, não suportando a ideia de ter o outro na sua frente. Aquele que há pouco tempo era o amor da sua vida, agora evoca asco, ódio e distanciamento. As vezes pavor (sim, há casos ainda mais extremos)... Uma vez eu ouvi que "o fim de um amor é algo feio...". Realmente, é estranho pensar em duas pessoas que se amavam (ou pelo menos aparentavam isso para a sociedade) estando distantes não suportando trocar olhares.


Geralmente, o processo se dá seguindo uma espécie de passo-a-passo: a primeira distância (o famoso tempo), a proximidade com os amigos dele(a), mais um tempo, a conversa e a decisão... Embora pareça receita de bolo, a maioria dos relacionamentos se encerra dessa maneira. Após a conversa final, temos duas saídas: a reconciliação ou o adeus definitivo. Raros são os casos em que voltam a se ver e mais raros ainda os que se tornam verdadeiros amigos (conheço um caso isolado e acho incrível). As pessoas não conseguem enxergar o momento por uma ótica diferente, já que estão no olho do furacão. Mas, com o passar dos dias, meses, anos... concluem e identificam o que levou a tal decisão, se há chance de recomeço, ou se serão apenas "Just Friends" mesmo.


Um relacionamento é algo complicado. Muitas são as vezes em que temos que abrir mão de algo em função do outro. Depois que termina, uma das primeiras perguntas que nos fazemos é: "Será que realmente valeu a pena todo aquele sacrifício?" Sim, valeu. Porque naquele momento, apenas estávamos vivendo. Amando. Sendo felizes. Não podemos nos arrepender do bem feito, ainda que sejamos questionados pelo nosso consciente no futuro. Ele é racional. Nosso coração, não.



Pra encerrar meu pequeno devaneio sobre o fim, acho que ela sabe falar melhor do que eu sobre isso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário